OBJETIVO:
Trabalhar os conceitos de: consumo consciente,
sustentabilidade, noções de cidadania. Abordando-as de forma lúdica, levando as
crianças a uma reflexão e mudanças de suas ações no cotidiano.
JUSTIFICATIVA:
Promover nas crianças ouvintes e participantes, as ideias
básicas da reutilização dos materiais, a consciência de um consumo consciente e
sustentável, para que elas se inteirem desta possibilidade e passem a ser
agentes multiplicadores das ideias e ações em prol de um planeta saudável. Por
isso a história d'A gritadeira serve perfeitamente para através do lúdico
buscar esse despertar.
PASSO A PASSO:
1º Passo: Interação entre o contador, o livro e a escolha da
história (No nosso caso A GRITADEIRA – Sandra Aymone).
2º Passo: Confecção e preparação do material de apoio para a
contação da história – fantoche, produto com várias embalagens, cesta de
frutas, folhas para serem reaproveitadas, etc.
3º Passo: Divulgação da contação de história, informando as
crianças que receberão uma visita que trará informações sobre a preservação do
planeta.
4º Passo: Preparação do local da apresentação. (É importante
que as crianças entendam esse momento como um momento especial, para isso a
contação poderá ocorrer em um espaço diferenciado, preparado especialmente para
esse momento (sugestão servir pipoca após a contação)).
5º Passo: Acolhimento das crianças com músicas e
gesticulações, para auxiliar na interação contador/criança com a finalidade de
despertar a atenção para a hora da contação.
6٥
Passo: Contar a história com a utilização dos recurso relacionados no item - 2º passo.
7º Passo: Conscientização na prática quanto a reutilização
do papel, conforme narrado na história -
Técnica - reutilização de papéis para a pintura d’A GRITADEIRA.
8º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA na sala para
conversar com as crianças sobre o que “Ela” falou na história - se as crianças
falaram com os pais, amigos ou responsáveis - se estão fazendo conforme a
história. Neste dia A GRITADEIRA levará um questionário e pedirá às crianças
ajuda para respondê-lo, pedindo que as crianças levem o questionário para casa
e traga respondido com a ajuda dos pais e/ou responsáveis.
9º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para convidar as
crianças a fazerem uma mini horta, utilizando caixa de leite longa vida (ou
outra embalagem). Aproveitar o momento para falar sobre a reciclagem e a
importância dos alimentos saudáveis.
10º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para recolher os
formulários preenchidos pelos pais ou responsáveis. Neste dia será feito uma
roda de conversa onde serão lidas as sugestões trazidas e, verificar se algumas
ou todas as sugestões podem ser implantadas na escola. Verificar as
possibilidades e implantar o que for possível com auxílio da orientação
pedagógica e da direção.
11º Passo: Avaliação – A avaliação se dará durante o
processo na observação do grau de envolvimento das crianças nas ações
pontuadas.
• OBS. Este
projeto poderá basear vários outros como, por exemplo: Projeto horta, Projeto
reciclagem, Projeto alimentação saudável e outros...
• Este
Projeto abrangeu crianças na faixa etária entre dois e cinco anos.
MARAVILHOSO!
ResponderExcluir