segunda-feira, 31 de maio de 2010

TEATRO DE SOMBRAS

Vamos construir um cenário e, aproveitar para encenar a história abaixo, utilizando o recurso do teatro de sombras
Esta sugestão eu encontrei no site da Editora Informal, clique no link acima e veja mais.
 
Pescando
Um velho pescador estava no seu barco e sente na ponta de sua linha um puxão. Claro era um peixe! Bom dia para a pescaria! O velho pescador estava com sorte e já tinha pego um peixe bom. Momentos depois outro puxão, este mais forte que fez o barco balançar. O que seria isso? -pensou o pescador, que não teve nem tempo de responder a si mesmo, quando das águas escuras apareceu uma enorme boca. Uma confusão se seguiu: o dono da boca era um crocodilo que havia mordido o peixe fisgado pelo pescador e agora tentava arrancar sua presa da linha, balançando o barco.  Espertamente o pescador, por alguns segundos conseguiu tirar o peixe fora da boca do crocodilo, que enraivecido ficou rondando o barco. O pescador que não era bobo nem nada. Pensou rapidinho tirou a bota e a meia que estava usando e colocou no anzol. Como o dia era quente e a bota fechada, o aroma naturalmente não era dos melhores, e ele jogou a bota na água, e o crocodilo pensando que se tratava do peixe que lhe seria restituído, engoliu a bota de uma só vez. O pescador esperto cortou a linha de sua vara e ficou observando o crocodilo, mastigando a bota, e não gostando nadinha do sabor, enquanto ia se afastando, cada vez mais do velho pescador, que não parava de rir.

Para incrementar esta encenação, utiliza-se uma técnica muito antiga e de grande efeito para as crianças: o teatro de sombras.
Material
Papel cartão ou cartolina Tesouras
Faca
Grampos
Cola
Plásticos coloridos
Papel celofane colorido
Fios de nylon (linha de pescar) Elásticos
Arames de flores
Lâmpadas (com soquetes, fio e tomadas para serem ligadas) Pedaços de tecido
Madeira
Papel vegetal
Tachinhas
Pregos de 1,5 cm
Martelo
Modo de fazer o cenário:
O teatrinho de sombras passa-se em uma armação que deverá ser montada numa altura razoável para que o educador possa permanecer sentado durante a representação. Assim montar com madeiras fina (ripas) o perfil do teatro que deverá ter 1,40 m de altura por 90 cm de largura.
Cobre-se a parte da frente e laterais com tecido que pode ser de um algodão bem colorido e barato, de forma que fique como uma caixa de tecido preso pelos preguinhos ou mesmo tachinhas pelo lado de dentro. Na parte da frente há uma janela, de aproximadamente 80 cm de comprimento pela mesma medida de largura. Esta janela deverá ser recoberta com tecido tipo gaze branca transparente, ou com papel vegetal da mesma largura, ela deve ser presa pelo lado de dentro com as tachinhas. A janela  poderá ser enriquecida, fazendo com tecido de uma só cor uma cortina pelo lado de fora do teatrinho.
Para garantir o efeito de sombra desejado o cenário do teatrinho deverá estar localizado próximo de um ponto de luz e deverá ser montado cerca de 1 metro de onde será colocada a lâmpada, esta deverá ser colocada atrás do teatrinho de forma que fique exatamente na altura da janela, para esse efeitoo ideal é lâmpada de 150 Watss transparentes. A sala onde se fará o teatrinho deverá estar absolutamente escura quando começar a encenação e os educadores deverão ter o cuidado de trocar os bonecos de sombras e manter suas cabeças abaixo da luz, pois dessa maneira, não atrapalharão o efeito desejado do teatro.
Montagem das cenas:
Em cartão grosso recortar o barco, o pescador, o peixe, a bota e a boca do crocodilo, conforme a ilustração abaixo. As mandibulas do crocodilo são cortadas separadamente e depois furadas no local indicado e presas por uma tachinha, são fixadas nos dedos do "ator" por elásticos. A varinha é feita com palito de churrasco e presa ao peixe com uma linha fina, deve-se fazer outra varinha para usar-se com a bota.
Clique aqui para imprimir o molde em tamanho natural
Para fazer-se a encenação preparam-se as sombras, devendo uma pessoa ser o pescador e outra o crocodilo, se recomenda mais um educador auxiliando na apresentação para a troca de objetos.

4 comentários:

Deixe aqui seu recado, critica ou sugestão...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...