quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROJETO LEITURA EM CAMPO - D'Paschoal e Monsanto II





OBJETIVO:
Trabalhar os conceitos de: consumo consciente, sustentabilidade, noções de cidadania. Abordando-as de forma lúdica, levando as crianças a uma reflexão e mudanças de suas ações no cotidiano.

JUSTIFICATIVA:
Promover nas crianças ouvintes e participantes, as ideias básicas da reutilização dos materiais, a consciência de um consumo consciente e sustentável, para que elas se inteirem desta possibilidade e passem a ser agentes multiplicadores das ideias e ações em prol de um planeta saudável. Por isso a história d'A gritadeira serve perfeitamente para através do lúdico buscar esse despertar.

PASSO A PASSO:
1º Passo: Interação entre o contador, o livro e a escolha da história (No nosso caso A GRITADEIRA – Sandra Aymone).
2º Passo: Confecção e preparação do material de apoio para a contação da história – fantoche, produto com várias embalagens, cesta de frutas, folhas para serem reaproveitadas, etc.
3º Passo: Divulgação da contação de história, informando as crianças que receberão uma visita que trará informações sobre a preservação do planeta.
4º Passo: Preparação do local da apresentação. (É importante que as crianças entendam esse momento como um momento especial, para isso a contação poderá ocorrer em um espaço diferenciado, preparado especialmente para esse momento (sugestão servir pipoca após a contação)).
5º Passo: Acolhimento das crianças com músicas e gesticulações, para auxiliar na interação contador/criança com a finalidade de despertar a atenção para a hora da contação.
6٥ Passo: Contar a história com a utilização dos recurso relacionados no item  - 2º passo.
7º Passo: Conscientização na prática quanto a reutilização do papel, conforme narrado na história  - Técnica - reutilização de papéis para a pintura d’A GRITADEIRA.
8º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA na sala para conversar com as crianças sobre o que “Ela” falou na história - se as crianças falaram com os pais, amigos ou responsáveis - se estão fazendo conforme a história. Neste dia A GRITADEIRA levará um questionário e pedirá às crianças ajuda para respondê-lo, pedindo que as crianças levem o questionário para casa e traga respondido com a ajuda dos pais e/ou responsáveis.
9º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para convidar as crianças a fazerem uma mini horta, utilizando caixa de leite longa vida (ou outra embalagem). Aproveitar o momento para falar sobre a reciclagem e a importância dos alimentos saudáveis.
10º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para recolher os formulários preenchidos pelos pais ou responsáveis. Neste dia será feito uma roda de conversa onde serão lidas as sugestões trazidas e, verificar se algumas ou todas as sugestões podem ser implantadas na escola. Verificar as possibilidades e implantar o que for possível com auxílio da orientação pedagógica e da direção.
11º Passo: Avaliação – A avaliação se dará durante o processo na observação do grau de envolvimento das crianças nas ações pontuadas.
             OBS. Este projeto poderá basear vários outros como, por exemplo: Projeto horta, Projeto reciclagem, Projeto alimentação saudável e outros...
             Este Projeto abrangeu crianças na faixa etária entre dois e cinco anos.

Um comentário:

Deixe aqui seu recado, critica ou sugestão...