quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A DESCOBERTA DA JOANINHA

  ERA UMA VEZ...

Dona Joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa. Vai ser uma delícia!
Todos os bichinhos foram convidados... Afinal chegou o grande dia. O dia da festa na casa da Lagartixa.
Dona Joaninha está feliz. Quer ir muito bonita! Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela! E ela poderá se divertir a valer!
Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura, muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.
No caminho, encontrou Dona Formiga na porta do formigueiro e disse:
- Bom dia Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa?
- Não posso minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar...
- Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer???
- Mas que legal Dona Joaninha! Você faria isso por mim?
- Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você.
Tirou a fita de sua cabeça e a ofereceu para Dona Formiga que, feliz, decidiu ir à festa.
Lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça.
Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda.
- Oi! Aonde vão as duas tão bonitas?
- à festa da lagartixa! Você não vai???
- Sinto muito! Tive muitas despesas este mês e sem dinheiro não pude me preparar para a festa.
- Não seja por isso! Disse a Joaninha - Estou muito enfeitada! Posso bem emprestar as minhas pulseiras... Vão ficar lindíssimas em você!
Emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha.
- Que maravilha! Disse a aranha entusiasmada – Sempre tive vontade de usar pulseiras em meus braços! Dona Joaninha, você é legal demais! Sabia?
As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa.
Um pouco adiante, encontraram a Taturana. Como sempre, estava morrendo de calor!
- Oi, Dona Taturana! Como vai?
- Mal! Muito mal com esse calor! Sabe que nem tenho disposição para ir à festa da Lagartixa.
- Ora! Mas para isso dá-se um jeito! Disse a Joaninha muito amável – Posso lhe emprestar o meu leque.
E lá se foi também a Taturana, muito alegre, se abanando com o leque, e encantada com a gentileza da amiga. Logo depois, deram de cara com a Minhoca. Que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um pouco de ar.
- Dona Minhoca, não vai à festa? Disse a turminha ao passar por ela.
- Não dá, sabe? Eu trabalho demais! Quase não dá tempo pra comprar as coisas de que preciso.. E, agora, estou sem ter uma boa roupa boa pra vestir! Sinto bastante! Porque sei que a festa vai ser muito legal! Mas, que se há de fazer?...
- Ora, Dona Minhoca – Disse a Joaninha com pena dela – Dá-se um jeito... Posso emprestar a minha faixa e com ela você ficará muito elegante!
E emprestou a sua faixa à Minhoca que ficou muito elegante. E seguiu com as amigas para a festa.
Dona Joaninha estava tão feliz com a alegria das outras, que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita. Mas, a alegria de seu coração aparecia nos olhos, no sorriso, e em tudo o que ela dizia! E isso a fez tão linda, mas tão linda que ninguém, na festa dançou e se divertiu mais do que ela!
Foi então que a Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita e se divertir não precisa se enfeitar toda.
Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa a gente bonita por fora.
E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!
                                        Bellah Leite Cordeiro



Do Blog: INFÂNCIA MEIMEI

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SARAU Para receber a Primavera



Foi neste sábado na casa da querida Carol que a cada mudança de estação abre as portas da sua casa para nos permitir ter momentos de magia, encantamento, aprendizado, se deleitando com ótimas leituras, músicas, imagens...





Quero deixar aqui o registro do meu agradecimento pelo convite e por poder levar um pouco da minha arte para pessoas tão interessantes e amigáveis.

GRIOTS - III FESTIVAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


No último sábado, tive o privilégio de ser jurado novamente no III Festival de Contadores de Histórias organizado pelos GRIOTS os Contadores de História. Foi maravilhoso poder ouvir e se deliciar com histórias tão lindas e cativantes. Notamos também que a qualidade técnica esta muito superior ao evento passado, provando o profissionalismo, mesmo sendo voluntários, e a preocupação de ser muito bom para resgatar o melhor daqueles que estão nos hospitais em seus momentos de dificuldades.
Parabéns, Cleunice amiga querida, que criou e dirige este trabalho tão lindo e edificante; Suely amiga querida, estimada que se superou com a "Colcha de Retalhos", que já penso em incluir no meu repertório também pela direção do evento em conjunto com seu marido e também estimado amigo Dr. Jamiro que nos encantou com suas "mágicas" e jeito de ser. 
Parabéns a todos os participantes pelo empenho, determinação e sensibilidade de levar tanta magia e encantamento para os nossos corações. Saibam vocês que foi muito difícil para nós jurados, sermos imparciais e justos. Todos são vencedores pois escolheram ser bons e solidários, escolheram fazer o bem independente dos valores materiais apenas se doando.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROJETO LEITURA EM CAMPO - D'Paschoal e Monsanto II





OBJETIVO:
Trabalhar os conceitos de: consumo consciente, sustentabilidade, noções de cidadania. Abordando-as de forma lúdica, levando as crianças a uma reflexão e mudanças de suas ações no cotidiano.

JUSTIFICATIVA:
Promover nas crianças ouvintes e participantes, as ideias básicas da reutilização dos materiais, a consciência de um consumo consciente e sustentável, para que elas se inteirem desta possibilidade e passem a ser agentes multiplicadores das ideias e ações em prol de um planeta saudável. Por isso a história d'A gritadeira serve perfeitamente para através do lúdico buscar esse despertar.

PASSO A PASSO:
1º Passo: Interação entre o contador, o livro e a escolha da história (No nosso caso A GRITADEIRA – Sandra Aymone).
2º Passo: Confecção e preparação do material de apoio para a contação da história – fantoche, produto com várias embalagens, cesta de frutas, folhas para serem reaproveitadas, etc.
3º Passo: Divulgação da contação de história, informando as crianças que receberão uma visita que trará informações sobre a preservação do planeta.
4º Passo: Preparação do local da apresentação. (É importante que as crianças entendam esse momento como um momento especial, para isso a contação poderá ocorrer em um espaço diferenciado, preparado especialmente para esse momento (sugestão servir pipoca após a contação)).
5º Passo: Acolhimento das crianças com músicas e gesticulações, para auxiliar na interação contador/criança com a finalidade de despertar a atenção para a hora da contação.
6٥ Passo: Contar a história com a utilização dos recurso relacionados no item  - 2º passo.
7º Passo: Conscientização na prática quanto a reutilização do papel, conforme narrado na história  - Técnica - reutilização de papéis para a pintura d’A GRITADEIRA.
8º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA na sala para conversar com as crianças sobre o que “Ela” falou na história - se as crianças falaram com os pais, amigos ou responsáveis - se estão fazendo conforme a história. Neste dia A GRITADEIRA levará um questionário e pedirá às crianças ajuda para respondê-lo, pedindo que as crianças levem o questionário para casa e traga respondido com a ajuda dos pais e/ou responsáveis.
9º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para convidar as crianças a fazerem uma mini horta, utilizando caixa de leite longa vida (ou outra embalagem). Aproveitar o momento para falar sobre a reciclagem e a importância dos alimentos saudáveis.
10º Passo: Visita do fantoche A GRITADEIRA para recolher os formulários preenchidos pelos pais ou responsáveis. Neste dia será feito uma roda de conversa onde serão lidas as sugestões trazidas e, verificar se algumas ou todas as sugestões podem ser implantadas na escola. Verificar as possibilidades e implantar o que for possível com auxílio da orientação pedagógica e da direção.
11º Passo: Avaliação – A avaliação se dará durante o processo na observação do grau de envolvimento das crianças nas ações pontuadas.
             OBS. Este projeto poderá basear vários outros como, por exemplo: Projeto horta, Projeto reciclagem, Projeto alimentação saudável e outros...
             Este Projeto abrangeu crianças na faixa etária entre dois e cinco anos.

PROJETO LEITURA EM CAMPO - D'Paschoal e Monsanto

No último dia 4 fui agraciado com o 1º lugar no projeto Leitura em Campo promovido pela Fundação Educar D'Paschoal e pela Monsanto, fiquei muito lisonjeado não apenas por ter recebido os prêmios que foram oferecidos para o primeiro colocado, mais sobretudo por ter o meu trabalho reconhecido. Poder mostrar as possibilidades de se trabalhar bons livros, mesmo com crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade. Quero agradecer aqui a todos que me ajudaram a conseguir esse prêmio citando: Cristina Lazaretti contadora de história e educadora do projeto, Silnia e Juliana da fundação D'Paschoal, a representante da Monsanto que infelizmente não guardei o nome, a professora Camila Tomazzelo que deu e esta dando continuidade ao projeto com sua turma, professora Ellen que permitiu que eu trabalhasse com os alunos em horários de aula, professora Simone que ajudou a formar as rodas de conversa e tantos outros educadores que direta ou indiretamente me deram a sua colaboração.





http://alemdoencantamento.org.br/2012/

III FESTIVAL GRIOTS - Os Contadores de Histórias

          É neste sábado as 14:00 horas no Colégio Notre Dame o grande festival anual de contação de histórias para formatura dos GRIOTS. Para quem não sabe os GRIOTS são contadores de história que trabalha dentro dos hospitais da região de Campinas, levando magia, encantamento e também consolo, esperança a todos aqueles que sofrem nos leitos hospitalares. a entrada é FRANCA, vale a pena fazer um esforço e ir prestigiá-los dando um incentivo para esse trabalho tão importante que é feito por voluntários anônimos, talentosos e cheios de amor para dar através de suas histórias.... Sábado estamos esperando vocês...

http://www.griots.org.br/default.asp