quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dona Baratinha



Era uma vez uma linda Baratinha.
Gostava de tudo muito limpo e arrumado.
Um belo dia, Dona Baratinha varria o jardim de sua casa quando encontrou uma moedinha. Ficou muito feliz!
Rapidamente, tomou um banho, colocou um vestidinho bem bonito, uma fita no cabelo e ficou na janela da sala de sua casa cantando assim:

"Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"

Logo, logo começaram a chegar os pretendentes.
O primeiro que passou foi o Senhor Boi, muito bem vestido.
Dona Baratinha perguntou então para ele:
- Que barulho o senhor faz quando dorme? E ele respondeu:
- Quando eu durmo, o meu ronco é assim - MUUUUU...........
- Saia já daqui! O Senhor me assusta com todo esse barulho!
    Dona Baratinha voltou para sua janela, cantando a mesma canção.

"Quem quer casar com a Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"
Um tempo depois passou um jumento todo arrumadinho e falante, dizendo:
- Eu serei o marido ideal para a Senhora.
- Quando o senhor dorme, como é o barulho que o senhor faz?
- Eu faço assim – Ióh..Ioh...Ióh...Ióhooooooo.........

Assustada Dona Baratinha mandou que ele saísse e nunca mais passasse por lá para assustá-la novamente.
Depois de algum tempo,já desanimada, Dona Baratinha recebeu uma visita inesperada. Era o Senhor Ratão, muito falante e animado:

- Senhora Baratinha, estou muito apaixonado pela senhora e pretendo me casar logo, logo.
A senhora aceita?
Mais uma vez,Dona Baratinha perguntou:
- "Como o senhor faz para dormir?"
Senhor Ratão disse:
- Eu sou muito discreto em tudo que faço.
Até para dormir, meu ronquinho é muito baixinho e dificilmente eu ronco!
É assim:
- iiiihhhhiiiiihhhhhh.......
- Que maravilha! disse Dona Baratinha! Esse barulho não me assusta, até parece uma suave melodia. Com você eu quero me casar e tenho certeza que seremos felizes para sempre!!!!

Logo foram marcando a data do casamento e preparando a festa.
Dona Baratinha pediu para suas amigas Abelhas, Formigas e
 Borboletas prepararem uma gostosa feijoada, sucos de diferentes frutas e muitos doces!
No dia marcado, a noiva já estava esperando na igreja toda preocupada, porque todos os convidados estavam lá também, só faltava o querido noivo.
Nesse momento a Dona Baratinha é a Garrafa
Corre daqui, pergunta dali e nada! Ninguém sabia do paradeiro do distinto cavalheiro.O que será que tinha acontecido com ele? Todos se perguntavam....
Acontece que Senhor Ratão era muito guloso.Não resistiu esperar pela surpresa da festa que a noiva havia lhe preparado. Então, aproveitando que todos já estavam na igreja ele foi até a casa das amigas de sua noiva onde tudo estava prontinho e arrumadinho e foi investigar os comes e bebes.

Quando sentiu o cheirinho apetitoso da feijoada, resolveu subir na panela e experimentar um pouquinho...
Acontece que Senhor Ratão perdeu o equilíbrio e caiu na panela do feijão! Como não tinha ninguém em casa ele não se salvou, morreu afogado dentro da gostosa feijoada!!!
Quando soube do acontecido, Dona Baratinha triste ficou.
Voltou para sua casa e continuou a vidinha de sempre.




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

MANTENDO A ATENÇÃO NA HORA DO CONTO - 2





Mais algumas dicas importantes para quem quer buscar manter a atenção das crianças pequenas no momento da Contação de Histórias.
  • Insira na sua apresentação músicas diversas que tenham a ver com o tema da história a ser contada ou que leve a uma preparação para ouvi-la;
  • Utilize técnicas teatrais para dramatizar, enfatizar, demonstrar os pontos mais importantes da história;
  • Além dos objetos e das cores, introduza uma sonoplastia dentro da sua contação que leve a criança a relacionar o som produzido com suas experiências anteriores ou que mexa com o seu imaginário;
  • Cuidado para não ser muito expansivo e assustar as crianças, criando um trauma nas mesmas.
Contudo, mantenha sempre o bom senso, não prepare apresentações muito longas pra crianças pequenas elas podem até ficarem quietas mas a atenção pode ficar comprometida. O mesmo também acontece com o publico juvenil e adulto, uma história bem contada não precisa ser muito extensa, ela precisa interessar aos ouvintes e a partir daí transformá-los dando subsídios para um novo entendimento de mundo. Se durante seu evento, caso você faça apresentações para públicos diversos ou seja profissional, se perceber que a atenção diminuiu por parte da plateia e você já fez uso de todos os seus recursos, termine o evento sem se prolongar muito, assim você continuará a ser valorizado. Para essa situação procure sempre ter uma "carta na manga" para dar um um "grande Final" .


By José Antonio Xavier
Pedagogo /Contador de histórias

Imagens dos sites: http://beckyene.wordpress.com/
                          http://www.pontodobebe.com.br/index.php?pg=noticia_detalhada&id_noticia=770&area

EDUCADOR NOTA 10



Ruben Alves  e Luis Norberto Dpaschoal
      Hoje aconteceu no SESI Amoreiras, aqui em Campinas, a segunda edição do Educador Nota 10, promovido pelo Compromisso Campinas pela Educação
         Fomos recebidos com um farto lanche e aproveitamos para fazer a inscrição nas oficinas que ocorreriam durante o período.  
      Em um primeiro momento Tivemos um bate papo com Ruben Alves (Maravilhoso como sempre) que foi precedido pela apresentação do coral da Bosch. Depois  houve a premiação das finalista do prêmio "Ler um livro para ler o mundo" e  um sorteio de brindes para os participantes. Todos  que participaram do evento receberam um exemplar do livro O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender - Ruben Alves. As crianças que foram ao evento foram recepcionadas em sala especial com brincadeiras dirigidas, brinquedos e direito a pipoca, cachorro quente, algodão doce e refrigerantes.

       Na parte da tarde tivemos uma oficina oferecida pela Fundação Lemann chamada Técnicas Didáticas: Dinâmica e Prática de Sala de Aula baseada no livro traduzido pela mesma fundação chamado Aula Nota 10 - Doug Lemov. A Oficina foi ministrada pelas simpáticas Silvana e Mila que mostraram em uma hora o pensamento básico de Lemov para uma aula "Nota 10".  

Silvana da Fundação Lemann
Mila da Fundação Lemann
Após essa oficina houve uma oficina de Contadores de Histórias onde os cinco finalista  do Prêmio "Ler um livro para ler o mundo" puderam apresentar seus projetos (na realidade apenas quatro apresentaram pois uma das finalista não pode comparecer na oficina). 

       Durante o intervalo entre o bate-papo com Rubem Alves e as oficinas ouve um lanche e um momento de relaxamento onde, quem conseguiu pegar a senha, pudemos participar de uma sessão de massagem. 

      Resumindo, o evento foi bom ficando aqui uma sugestão para a próxima edição de aumentar o número de senhas para a participação nas oficinas, cinquenta senhas foi um número muito restrito pela quantidade de participantes.

Coral da Bosch

As Finalistas do Prêmio Ler um Livro para ler o Mundo Juliana, Ana Maria,Larissa e Maria Tereza (a vencedor









domingo, 16 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO - DIA DOS PROFESSORES



Fica aqui a nossa homenagem para todos esses que se fazem heróis em sua prática, construindo um mundo melhor através da educação.




Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
do site Pensador.Info

MANTENDO A ATENÇÃO NA HORA DO CONTO

Muitos educadores reclamam de não conseguirem manter a atenção das crianças durante uma contação de história, gerando assim uma frustração para eles e, por consequência, um desânimo para se atreverem a uma nova contação. Todos que trabalhamos ou convivemos com crianças sabemos desta inquietude natural de todas as crianças, elas estão sempre buscando encontrar ações que supram as necessidades cognitivas, suas curiosidades e, as façam se deleitar em aprender e conhecer melhor o objeto, a ação, “o novo”. Isso também ocorre com os adultos com a diferença que durante os anos vamos aprendendo, muitas vezes contra a vontade, a ficar parados e prestar atenção em um fato que esta ocorrendo ou na observação de um objeto que seja novo para o nosso intelecto.    

    Para aqueles que se proponham a contar histórias para as crianças pequenas, procurem observar o seguinte:
  • Quanto menor a criança, menos poder de concentração terá;
  • Para crianças bem pequenas a ilustração, gesticulação, colorido, sonorização, são os fatores que conseguem prender a atenção;
  • Crianças maiores seguem o ritmo da narrativa, a interação com a história ajuda muito manter a atenção das mesmas;

  • Os adolescentes valorizam mais os conteúdos, principalmente se estes estiverem ligados diretamente a sua realidade. Histórias de aventura, romances, ficção ou até mesmo o drama e a comédia são bem aceitos.
Sendo assim cabe aos “contadores de história”, buscar adequar a sua história ao seu público ouvinte. Na hora de preparar uma contação, para bebês, por exemplo, leve materiais coloridos, com texturas diferentes que eles possam tocar, sentir, leve objetos ou livros que produzam sons. Atente para não cometer exageros na hora da contação com gesticulações excessivas, evitando assustar os bebês. Vá contando e testando a aceitação dos mesmos. Histórias curtas faladas, lidas ou cantadas,  encanta os pequeninos e vai criando o hábito de ouvir e interagir na hora do conto. Crianças habituadas a ouvir histórias, desenvolvem mais a capacidade de atenção do que as outras.
A medida que o seu publico vai tendo mais idade você pode ir abrindo mão dos recursos visuais (gradativamente) e trabalhando mais com voz, corpo como se estivesse em cena sem, contudo, esquecer que a ação proposta é uma contação de história. A Arte-educadora Ana Wou, falando do seu projeto Dramacontação diz que o contador de histórias precisa conhecer técnicas teatrais para poder dar mais credibilidade ao seu “evento” e assim interagir com seus ouvintes.
Caso você tenha um publico misto, procure adequar o seu evento para atingir a todos de forma satisfatória, uma dica é inserir músicas, objetos coloridos , dramatização, durante a sua contação e buscar ações que interaja com o público, assim você ganhará minutos de atenção. Meia hora a quarenta minutos, acredito ser um bom tempo para uma apresentação de histórias mais que isso se torna cansativo e improdutivo.
Para terminar  algumas dicas: 
  • se houver, procure sempre mostrar o livro e citar o autor da história  que será ou foi contada. As crianças, sobretudo as pequeninas, precisam saber que as histórias estão no conhecimento popular mas também dentro dos livros e, assim, aprender a valorizá-los como fonte de sonhos e encantamentos;
  • não subestime as crianças, evite explicar as histórias, deixe que a imaginação de cada uma as leve a embarcar no sonho que cada história propõe;
  • a história será melhor contada quando o contador gostar da história que esta contando, por isso escolha boas histórias e, antes de contá-las, leia releia traga-a para dentro de si, para que assim você possa vivência-la no momento da contação.

By José Antonio Xavier
Pedagogo /Contador de histórias

HORA DO CONTO - Contação para crianças de 3 meses a 6 seis anos de idade






(a Jurema sempre rouba a cena)
Ontem 14 de outubro, estivemos mais uma vez na Nave Mãe João Calmon, desta vez não para ministrar uma oficina e sim para um momento de contação de histórias. Esse momento fez parte das comemorações da semana das crianças naquela instituição. Assistiram ao evento aproximadamente 120 crianças, na faixa  etária entre 4 meses e  6 anos  e, seus educadores. Foi muito interessante a interação das crianças com as historias  que foram contadas e as músicas cantadas. 
Zé Cabrito e sua participação
O Evento iniciou com a entrada da "Jurema" e terminou com a "Dorinha" sendo acariciada e beijada pelas crianças. O "Zé Cabrito" (rebatizado a pedido de alguns companheiros) foi o personagem principal da história O Lobo e os sete cabritinhos, também contamos Maria vai com as outras e as crianças cantaram direitinho acompanhando a história. Foram 40 minutos intensos e de muita alegria. Fica aqui o nosso agradecimento à Valdirene Gimenez (nossa amiga Val) e a toda equipe, pela oportunidade e pela recepção que tivemos.
A Dorinha também também fez sucesso, Ela foi muito acariciada e beijada.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ANA WUO NO PONTÂO CAMPINAS

Mais uma vez o Pontão de Leitura "O Livro na Roda" acertou. Depois de trazer para ministrar os módulos da formação continuada para Contadores de História e Mediadores de Leitura pessoas como: Suzana Montauriol e Marcos Brito, brindou todos os alunos com a presença da espetacular Ana Wuo que está ministrando o módulo chamado "DRAMACONTAÇÃO" baseado em um projeto que ela mesma desenvolveu e aplica. A aula assim como as da Suzana e do Marcus foi estonteante e muito ilustrativa, tivemos logo de início técnicas de conhecimento do corpo, postura, tempo de ação entre outros. Este, também, é um módulo que esta prometendo muito.


sábado, 8 de outubro de 2011

EDUCADOR NOTA 10

Estão abertas as inscrições para o evento promovido pelo Compromisso Campinas Pela Educação EDUCADOR NOTA 10, destinado aos educadores da rede pública de Campinas.  O Evento será realizado no dia 22 de outubro de 2011 das 8:30 às15 horas no Sesi Amoreiras (Avenida Amoreiras, 450 Campinas-SP).
Na programação terá:
  • Debate com Rubem Alves
  • Workshop Aula Nota 10 - Técnicas - Didáticas com a Fundação LEMANN
  • Oficina de Contação de Histórias
  • Divulgação dos vencedores do prêmio "Ler um livro para ler o mundo"
  • Atividades de saúde e bem-estar
  • Apresentação do Coral da Bosch
  • Recreação infantil
  • Sorteio de brindes
Não percam, inscrições até dia 20 de outubro através do e-mail  atendimento@compromissocampinas.org.br
(vagas limitadas / haverá distribuição de senhas para as atividades)









sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CANÇÃO DE OUTONO - CECÍLIA MEIRELES

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores

pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o própro coração?

E não pude levantá-la!

Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono

voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...




Leia mais em "PENSADOR"





A PEDAGOGIA DE CONTAR HISTORIA

Ontem foi o ultimo dia do módulo A Pedagogia de Contar História do Pontão de Leitura, finalizamos os nossos bonecos e depois fomos para o Centro de Convivência de Campinas, levar a "Poesia ao pé do Ouvido" onde lemos e declamamos poesias diversas aos transeuntes. Foi uma experiência muito boa e também emocionante. No final, como não poderia deixar de ser, acabou tudo em pizza. Aproveitei para ler a Poesia Canção de OUtono" (Cecília Meireles)

Pontão de Leitura - Contando "Campo Santo"

Contando "CAMPO SANTO"




No último dia 31. Todos  os presentes, apresentaram histórias diversas, foi muito bom, pudemos apreciar as técnicas variadas  de contação e , descobrir os talentos no grupo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O TRAPEZISTA



Vale a pena assistir, muito legal essa 
apresentação, os caras são maravilhosos.

10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


domingo, 2 de outubro de 2011

O PEQUENO PRINCIPE


"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas
A. S. Exupéry

Este  é um dos meus livros prediletos, um livro que encanta crianças e adultos, quantas lições a cada leitura. Vale a pena ler, reler, baixar para ler de novo e se deleitar com a magnitude e simplicidade desta obra que desde 1943 vem encantando a todos, que a Ela tem acesso, pelo mundo inteiro.

Para ler online clique na figura.
Para baixar em audio Book clique aqui
Para baixar em PDF clique aqui.
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...